Há sempre uma preocupação em como combinar o sofá com o tapete numa sala bem planejada. Por este motivo, quase sempre, o tapete é um dos últimos a entrar no ambiente. A primeira escolha com certeza é o sofá, ele deve ser confortável, e deve-se ficar atento ao espaço, para não ser usado um sofá grande num ambiente pequeno ou vice e versa. Deve-se também definir o destino do sofá, será somente para receber visitas ou reunir a família? A partir dai se estabelece se ele deve ser mais mais sofisticado ou elegante, ou mais confortável e fácil de limpar.
Para conjugar o sofá e o tapete não é preciso deixar tudo combinando, mas o fator principal é deixar o ambiente harmônico. Se o sofá e os móveis forem mais neutros, pode-se usar um tapete mais marcante, dando vida ao espaço.
Caso o sofá seja de cor mais vibrante, um tapete mais neutro ou sóbrio compõe bem o espaço. As cores sempre devem complementar as demais existentes.
O sofá deve ficar sempre alinhado ao tapete, e o ideal é que todos os móveis da sala fiquem sobre o tapete. O importante é que a combinação deve trazer equilíbrio e deixar o ambiente agradável e aconchegante.